5 benefícios do leite de aveia

Não são só veganos, vegetarianos, intolerantes à lactose ou alérgicos que se beneficiam do leite de aveia. As propriedades da bebida vegetal podem fazer muito bem para a saúde de todos e, além disso, é uma delícia.  


Hoje, você vai descobrir todas as vantagens do leite de aveia do ponto de vista nutricional e também funcional, já que ela também pode colaborar para reduzir o risco de uma série de doenças1, como a obesidade, por exemplo. 


Se você quer emagrecer ou tem problemas com qualidade de sono, não está lendo isso por acaso. Vá até o final e você não vai se arrepender.


benefícios do leite de aveia

Charlotte May / Pexels


Os benefícios da aveia 


A aveia faz parte do grupo de cereais integrais, com propriedades essenciais à saúde. Confira a lista abaixo:


1 . Boa fonte de energia e baixo teor calórico 


A aveia é um dos cereais integrais com maior índice proteico e, além disso, tem um ótimo perfil de aminoácidos. Isso faz dela uma ótima fonte de energia ao corpo1


2 . Ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e o colesterol ruim


A aveia ajuda a manter a glicose no sangue sob controle1. A fibra betaglucana aumenta a sensibilidade à insulina, de forma que o açúcar é digerido e absorvido mais lentamente. 


Além disso, a mesma fibra ajuda a reduzir a absorção do colesterol total e do LDL (colesterol ruim), o que colabora com a saúde vascular e cardíaca (1).


3 . Saúde do trato intestinal  


As fibras da aveia ajudam a regular o trânsito intestinal1 e colaboram com a atuação de bactérias benéficas à flora intestinal, protegendo e evitando infecções3. Beber bastante água é importante para acionar as fibras solúveis. 


4 . Colabora com quem está em busca de perder peso


Ainda a fibra betaglucana libera a energia para o corpo de forma lenta e constante. Isso significa que o apetite é mais facilmente controlado porque a sensação de saciedade dura mais tempo1.


Dessa forma, pode-se dizer que o leite de aveia ajuda a evitar sobrepeso e obesidade, desde que você mantenha bons hábitos de forma geral, é claro. 


5 . Você mais feliz e dormindo melhor 


A aveia contém triptofano, uma substância que se converte em serotonina quando metabolizado pelo organismo, e atua na melhora do humor. Além disso, é fonte natural de melatonina4, o hormônio que ajuda a regular o sono. 


benefícios do leite de aveia

Cats Coming / Pexels


Dica econômica: você pode aprender como fazer leite de aveia em casa 


Algumas pessoas podem ter resistência ao consumo do leite de aveia por achar o produto mais caro que o leite tradicional. 


Mas, aqui vai uma boa dica... 


Você pode aprender a receita de como fazer leite de aveia em casa e aproveitar de todos esses benefícios de forma mais prática, fácil, rápida e – o melhor de tudo – econômica. 


Lembrando que para alcançar todos os benefícios, você precisa seguir uma alimentação saudável e balanceada combinada com atividade física regular. 


Além disso, esse conteúdo é geral e tem o objetivo de informar, de forma que não dispensa a consulta com médica e/ou nutricional caso você tenha alguma condição especial de saúde.  


Agora que você sabe como fazer leite de aveia em casa, não tem desculpa para não experimentar. Se você conhece alguém que vai gostar de saber disso, compartilhe nas suas redes sociais. 


Tem pouco tempo? 20 filmes curtos para assistir na Netflix



Referências


(1) Aveia, uma escolha saudável. GALDEANO, M. C. Publicado em: Plurale em Revista, n. 27, p. 56, jan./fev. 2012. [Consultado em julho de 2021]. Disponível em: infoteca-e Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa

(2) Cholesterol-lowering effects of oat β-glucan: a meta-analysis of randomized controlled trials. WHITEHEAD, A., BECK, E., TOSH, S., &WOLEVER, T. Publicado em: The American Journal of ClinicalNutrition, out. 2014. [Consultado em julho 2021]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3945/ajcn.114.086108

(3) The effects of fermentation products of prebiotic fibres on gut barrier and immune functions in vitro. PHAM, V. T., SEIFERT, N., RICHARD, N., RAEDERSTORFF, D., Steinert, R. E., PRUDENCE, K., & Mohajeri, M. H. Publicado em: peerj.com, ago. 2018 [Consultado em julho 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.7717/peerj.5288 

(4) Dietary Sources and Bioactivities of Melatonin.  MENG, X.; Li, Y.; Li, S.; Zhou, Y.; Gan, R.-Y.; Xu, D.-P.; Li, H.-B. Publicado em: mdpi.com, abr. 2017. [Consultado em julho 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.3390/nu9040367

You May Also Like

0 comentários. Clique aqui para comentar também!