Irá chegar uma hora em seu relacionamento que as despedidas de domingo serão mais difíceis ou você acaba percebendo que passa mais tempo na casa do outro do que na sua própria. E aí chega o questionamento, será que devemos morar junto antes de casar

Essa foi uma pergunta que me fiz, logo depois que vivi a experiência de morar sozinha em outra cidade e dividir a casa com outras meninas em uma república. Já tinha 24 anos, tinha dinheiro suficiente para bancar as despesas de uma casa, mas o questionamento se era uma boa opção ainda pairava pela minha cabeça. 

Por isso hoje, vou dar dicas para quem quer sair da casa dos pais antes do casamento ou quer saber se vale a pena juntar as escovas de dentes antes mesmo de subir ao altar. Lembrando que irei falar a minha opinião pessoal e dar dicas para que você não caia em uma furada.

Morar junto antes de casar
Foto: Unsplash

"Você não conhece a pessoa, não é como viajar!"

É uma frase que ouvi muito antes de me mudar com o meu noivo. Entretanto, não foi bem isso que eu percebi quando eu me mudei. Claro, não é como passar o final de semana na casa, em que ambos "não tem" responsabilidades com uma casa. Ninguém conhece 100% ninguém. Você não conhece 100% seus pais e seus irmãos e a mesma coisa acontece com o seu namorado. Mas eu não tive nenhuma surpresa e já o conhecia muito bem.

Se vocês são abertos no namoro um com o outro, são sinceros e conversam sobre as coisas da vida, você não terá nenhuma surpresa desagradável quando se mudar com o amado (a). Ou seja, é como viajar sim! Mas lembre-se, eu Beatriz, namorei seis anos antes de dar esse passo, portanto convivi muito tempo com o meu namorado antes de me mudar. 

"Vão desistir de casar na igreja/fazer festa"

Ouvi isso da minha mãe e da minha sogra. E sinceramente? Quando fui morar junto senti ainda mais vontade de ver a pessoa que eu acordo todos os dias me esperando no altar. Essa vontade só aumentou dentro de mim. 

Mas o meu sonho, não é o seu sonho. Pode ser que a prioridade do casal morando junto é apenas construir uma casa ao invés de casar com uma festona. E não tem nada de errado nisso! Seja você e não se deixe levar. 

"Sexo irá acabar"

Isso é uma frase comum de se escutar quando você casa ou vai morar junto. Não vou negar, é verdade. Antes quando não tínhamos uma casa para limpar logo após trabalhar o dia todo, era mais fácil de transar. Agora com a rotina pesada, separar um tempo para um casal é essencial para não cair na rotina e deixar a paixão acabar. Mas quando for morar junto, você irá priorizar qualidade do que quantidade. Mas vale 3 horas bem feitas do que 5 rapidinhas durante a semana. 

"Sexo antes do casamento é pecado"

Outra coisa que quando formos morar junto, ouvimos: que sexo é só depois do casamento. Eu não sou religiosa e sexo no namoro para mim é algo comum. Morar junto para mim é estar casado, o que muda é apenas um papel. Então isso para mim nunca foi um empecilho, afinal, já tinha vida ativa há anos. 

Dinheiro

Você já deve ter visto por aí a quantidade enorme de pessoas que se separaram por causa de brigas sobre dinheiro. O casal deve estar em acordo de como será divido as contas da casa. Aqui somamos os dinheiros e pagamos as contas juntos. Porém, lembre-se que cada um terá seu dinheiro para fazer as suas coisas. Mulheres, sejam independente, não dependam do dinheiro de ninguém, assim não precisará ficar pedindo dinheiro para os homens. 

morar junto com o namorado

Tarefas domésticas


Outro ponto importante para o casal discutir antes de morar junto e para ninguém se frustrar quando se mudar, é a divisão da tarefa. NÃO EXISTE HOMEM QUE AJUDA, porque só ajudamos quando a casa não é nossa. Morou sob o mesmo teto, é OBRIGAÇÃO. Então, conversem muito bem antes de irem morar juntos sobre o assunto para não se frustrarem depois. 

Aprender a lidar com o outro

Não existe ninguém igual, isso é fato! Mas duas pessoas diferentes dentro de casa podem se estranhar. Então para que isso não ocorra, conversem sobre tudo, tudo mesmo, até a maneira que vocês lavam a roupa e lavam a louça. Falem abertamente sobre manias para que ninguém seja pego de surpresa. É um desafio diário! 

Minha experiência e críticas

As críticas sempre terão. Pessoas acham um absurdo sair de casa sem casar, mas para mim, o casamento é apenas um papel e morou junto, está casado! Então eu não liguei, principalmente quando as pessoas falavam sobre pecado. Ninguém pode enfiar religião e convicções para você, então simplesmente ignore. 

A minha experiência está sendo incrível e desafiadora. Todos os dias aprendemos um com o outro, mas acordar ao lado de que sem ama, vale a pena. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.