5 benefícios da camomila

Uma plantinha e múltiplos benefícios. A camomila é poderosa, ela é capaz de mudar diversos aspectos em nossa vida com o seu poder medicinal. Nos auxiliar com dores, resfriados, espinhas, nos acalmar e entre outros benefícios. A florzinha que lembra uma margarida, veio da Europa Central, diretamente para o Brasil com os colonizadores, para a nossa alegria.


Separamos uma lista de dos poderes que essa pequena florzinha tem em nossas vidas, que quando eu descobri, não larguei mais. 

1- Calmante
Um dos poderes mais conhecido dessa plantinha. Até o seu nome já começa com 'calma', a Camomila tem substâncias capaz de relaxar o músculo e dar a sensação de tranquilizante. Ela é uma das plantas mais conhecidas para ajudar no combate a insônia. 

 2- Dores menstruais e musculares
A camomila é um ótimo 'remédio' para as cólicas menstruais de leve à moderado. Assim como nas dores musculares. Recentemente eu tive tendinite, porque estava trabalhando 12 horas por dia e acabei lesionando o pulso. Nada cortava a minha dor, até que eu resolvi ficar com o pulso por uns 10 minutos mergulhado no chá de camomila. E foi assim que curei a dor, toda vez que eu sinto dor no pulso, repito o procedimento. Tudo isso acontece porque ele aumenta a glicina, que é um aminoácido capaz de aliviar dores musculares. 

3- Combate irritações na pele
Se você sofre com acne assim como eu, esse é um ótimo aliado quando está com o rosto com muitas espinhas inflamadas, tudo isso porque a camomila tem ação anti-inflamatória. Ele ajuda a diminuir a vermelhidão e o inchado causado pelas espinhas. 
Caso não sofra desse mal, mas sua pele fica irritada após depilação ou qualquer outro tipo de alergia, você também pode passar camomila que ela vai ajudar a deixar a pele menos irritada. 

Salve no pinterest! 



4- Diminuí sintomas de gazes / gripe e irritação no estômago 
Assim como citamos acima, por ter uma ação anti-inflamatória, o chá tem o poder de diminuir o sintoma dos gazes, sintomas da gripe e resfriado e também irritação no estômago. Eu mesma prefiro tomar o chá do que beber um sal de frutas por exemplo. Ajuda muito e alivia rápido a queimação. 

5- Banho energético 
Se você assim como eu, acredita no poder dos banhos energéticos, essa é para você. Segundo o site O Segredo, a camomila é associada a abundância, amor, purificação e proteção. O banho vai aliviar a tensão do dia a dia, as energias negativas que chegaram até você e dá a sensação de limpeza - de alma mesmo. 

COMO USAR? 

Você pode usar a camomila de algumas maneiras, veja exemplos:

Como chá: Você pode ferver um sachê que vende no mercado, já vem pronto para o consumo ou ir até uma casa de especiarias e comprar a própria flor. Caso escolha a flor, você deve ferver em um canecão e após peneirar para usar apenas a água. 

Compressa: Você usa o chá em um local específico, como nas espinhas por exemplo. Você pega um algodão limpo, molha com o chá e pressiona no local irritado. 

Banho: Com o corpo limpo, você deve ferver a plantinha, coar e jogar a água pelo seu corpo. Eu deixo secar naturalmente, mas você pode secar com a toalha levemente para não sair do corpo o chá. Jogue sempre do pescoço para baixo.

Imersão: Eu uso quando eu estou com uma dor em um local específico. Como falei acima, como tenho tendinite eu fico com o pulso imerso no chá por alguns minutos. Sempre fico 10 e você faço sempre com o chá da planta e não de sachê. 

Fontes: Tua saúde, Minha vida e programa Bem Estar. 

You May Also Like

0 comentários. Clique aqui para comentar também!