5 dicas para quem trabalha em home office

Há pouco menos de três meses comecei a me aventurar no trabalho home office. Eu nunca havia trabalhado em casa antes e por esse motivo, no começo fiquei bastante perdida e não rendia o tanto que eu precisava render. Hoje, com um pouco mais de experiência, consegui me profissionalizar melhor e tirar um bom proveito trabalhando em casa.

Posso dizer que estou apaixonada nessa nova modalidade da minha vida, e que tem sido uma experiência incrível. E para facilitar na sua experiência também, vim dar algumas dicas que aprendi nesses últimos meses de home office.


1- Ter um local específico para o trabalho

Ter um lugar reservado e de preferência fora do seu quarto, ajuda o teu corpo entender que quando sentar na sua escrivaninha você está trabalhando e não 'na sua casa'. Se o seu computador fica no quarto, tente o máximo não sentar na cama para trabalhar, além de diminuir a produtividade, o seu corpo nunca vai aparecer habituado com o trabalho. Por isso, é sempre bom ter um cantinho só para seu trabalho. 

2- Definir horários 

Apesar de trabalhar em home office eu tenho horários para cumprir. Eu trabalho em horário comercial estipulado pelo meu patrão. Das 09:00 às 18 horas, eu tenho que estar conectada. Entretanto, no meio disso, eu tiro uma hora para o meu almoço, que sou eu que escolho. A dica importante aqui é, mesmo que tu possa estabelecer um horário, defina um e faça ele todos os dias. Crie um hábito! O seu corpo irá agradecer por isso e o seu trabalho também.


3- Avise a sua família sobre o seu horário de trabalho

Muitas vezes você vai estar trabalhando em casa, seus pais ou pessoas que dividem a casa com você, irão esquecer que você está em seu horário de trabalho. Isso aconteceu algumas vezes comigo. Então, explique que durante X horário você não está disponível para conversas paralelas, ou qualquer outra distração. Mesmo estando em casa, ali é o seu trabalho e o seu espaço precisa ser respeitado, assim como o das pessoas que dividem a casa com você. Então, uma boa conversa é a chave.

4- Desligue as redes sociais

Eu por exemplo, trabalho com as redes sociais, porém evito me distrair daquilo que não seja o foco do meu trabalho. Se a televisão, netflix, youtube te tira o foco, desligue tudo. Muitas vezes falamos que vamos dar aquela 'espiadinha' e quando vemos já foi uma hora. Por isso, é importante ter foco total e se livrar desses tipos de distrações.

5- Tenha uma agenda

Trabalhando em casa é muito fácil se perder nas coisas que temos que fazer ou até mesmo naquelas que já fizemos. Por isso é muito importante ter uma agenda para conseguir se programar. Eu como jornalista, listo todos os textos que eu já fiz no dia, para que nenhum entre repetido ou que eu esqueça de publicar. Pode ser uma agenda física, como é o meu caso ou online, mas lembre-se, a agenda vai mudar a sua vida no trabalho.

São dicas simples mas que irão facilitar a sua vida, te dar um trabalho mais prazeroso e produtivo. Espero que vocês usem e abusem das dicas.

You May Also Like

8 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Estou indo muito bem então, pois tudo que está na sua lista eu faço. Como trabalho durante o dia, a noite eu trabalho no blog, sempre tenho dias certos para cada coisa que eu faço. Tenho um cronograma e um planner, que sigo o máximo que posso. Também sempre aviso que quando deixo fechada a porta do meu quarto, é porque preciso de concentração, então não me interromper a não ser que realmente seja importante. Também abro as redes sociais antes de começar as coisas no blog e enquanto estou trabalhando nele, deixo meu cel em modo não perturbe ou avião. Depois que passei a fazer tudo isso, meu trabalho fluiu bem melhor e mais rápido.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão mais fácil quando fazemos isso, não é? Se eu não sigo essas dicas, nada rende e fico o dia todo perdida. Que bom que já segue as dicas ♥

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de trabalhar home office mas aqui em casa é a maior bagunça o dia inteiro e morro de medo de perder a concentração e não render!

    Beijos,
    https://araposinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, bagunça realmente trabalhar com bagunça é complicado. Mas se é o seu sonho, lute por ele ♥

      Excluir
  3. Essas dicas são essenciais para quem trabalho com home office, faço esse serviço há dois anos e a pior parte é que tanto a minha família como a família do meu marido não entendem que não estamos em casa sem fazer nada, estamos trabalhando tanto quanto se estivéssemos trabalhando fora!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo o meu pai, principalmente, não entendia. Me chamava toda hora, ficava bravo porque eu não atendia o seus pedidos. Hoje, ele entende um pouco, mas ainda é bem difícil.

      Excluir
  4. Muito bom! Seu blog é muito bom mesmo, estou amando ler os seus artigos..

    Já salvei seu Blog em meus favoritos.


    Estou amando seu blog ❤️


    Meu Blog: Loteria dos Sonhos de Hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, fico muito feliz em ler isso! Volte sempre ♥

      Excluir