3 tipos de absorventes ecológicos

Os absorventes ecológicos são uma alternativa para as mulheres que desejam produzir menos lixo e ter um planeta mais limpo. Nós mulheres descartamos durante toda a nossa o vida menstrual 10 a 15 mil absorventes, que geram um grande impacto ambiental.

*Esse conteúdo não é patrocinado 

Reprodução/Inclico 


É comum e mais simples os absorventes tradicionais, que você vai até o mercado, compra, utiliza e descarta sem preocupações. Já os absorventes ecológicos trás de volta o contato íntimo com o nosso corpo e o contato mais próximo - de maneira natural - com o nosso sangue. Além de proporcionar uma menstruação com menos preocupações, como as alergias que são bem comuns com os absorventes tracionais.

No mercado são populares três tipos de absorventes reutilizáveis e um deles está se tornando bem comum entre as brasileiras. Vou explicar quais são cada um deles, o valor e o custo x beneficio de cada.

Absorvente de pano 
Talvez uns dos métodos mais antigos para o período menstrual são os absorventes de pano. Porém, hoje em dia eles são feitos de algodão, contém trava para deixar preso na calcinha e são fáceis de lavar. Aqui contém um passo a passo legal de como você pode lavar os seus absorventes de pano (clique aqui).


Calcinha absorvente
Chegou recentemente ao Brasil esse modelo de absorvente e algumas blogueiras andaram testando e contando a sua experiência em vídeos. Nada mais é do que uma calcinha comum com estrutura para segurar o seu fluxo. Para as meninas que tem um fluxo forte como o meu, é aconselhável que no dia de fluxo mais intenso você usar a calcinha como uma proteção a mais, junto com o copinho por exemplo. A maneira de lavagem é a mesma do absorvente de pano.

Coletor menstrual (Copinho)
Esse é o mais popular entre as brasileiras. O copinho funciona igual a um absorvente interno, que se encaixa na região interna da vagina, não deixando o fluxo sair do próprio corpo. Assim como o absorvente interno, ele é mais recomendável para as meninas que já tiveram a primeira relação sexual, porém pode ser usado também para as meninas que são virgens, tudo depende de como você encara a virgindade ligada ao hímen.

Para a lavagem do copinho aconselha-se esterilizar em água fervente ao final de todo o ciclo.

Reprodução/JoutJout

Custo x Benefícios 

Absorvente de pano 

Valor: entre 15 à 30 reais.
Duração: 3 a 6 anos

Calcinha absorvente:

Valor: 60 à 100 reais
Duração: 2 a 3 anos

Coletor menstrual: 
Valor: 30 à 60 reais
Duração: 5 a 10 anos

Comparação ao convencional: 80 reais - em média anual
Absorvente inteiro convencional: 180 reais - em média anual

O custo x benefício melhor é o do coletor menstrual, você gastará com a sua menstruação apenas 60 reais em média em 5 anos de ciclos.

Me diz, você já experimentou algum desses absorventes? Sabia o custo benefício de cada um? Deixa a sua opinião aqui nos comentários, é muito importante para nós.

You May Also Like

0 comentários