3 tipos de absorventes ecológicos

Os absorventes ecológicos são uma alternativa para as mulheres que desejam produzir menos lixo e ter um planeta mais limpo. Nós mulheres descartamos durante toda a nossa o vida menstrual 10 a 15 mil absorventes, que geram um grande impacto ambiental.

*Esse conteúdo não é patrocinado 

Reprodução/Inclico 


É comum e mais simples os absorventes tradicionais, que você vai até o mercado, compra, utiliza e descarta sem preocupações. Já os absorventes ecológicos trás de volta o contato íntimo com o nosso corpo e o contato mais próximo - de maneira natural - com o nosso sangue. Além de proporcionar uma menstruação com menos preocupações, como as alergias que são bem comuns com os absorventes tracionais.

No mercado são populares três tipos de absorventes reutilizáveis e um deles está se tornando bem comum entre as brasileiras. Vou explicar quais são cada um deles, o valor e o custo x beneficio de cada.

Absorvente de pano 
Talvez uns dos métodos mais antigos para o período menstrual são os absorventes de pano. Porém, hoje em dia eles são feitos de algodão, contém trava para deixar preso na calcinha e são fáceis de lavar. Aqui contém um passo a passo legal de como você pode lavar os seus absorventes de pano (clique aqui).


Calcinha absorvente
Chegou recentemente ao Brasil esse modelo de absorvente e algumas blogueiras andaram testando e contando a sua experiência em vídeos. Nada mais é do que uma calcinha comum com estrutura para segurar o seu fluxo. Para as meninas que tem um fluxo forte como o meu, é aconselhável que no dia de fluxo mais intenso você usar a calcinha como uma proteção a mais, junto com o copinho por exemplo. A maneira de lavagem é a mesma do absorvente de pano.

Coletor menstrual (Copinho)
Esse é o mais popular entre as brasileiras. O copinho funciona igual a um absorvente interno, que se encaixa na região interna da vagina, não deixando o fluxo sair do próprio corpo. Assim como o absorvente interno, ele é mais recomendável para as meninas que já tiveram a primeira relação sexual, porém pode ser usado também para as meninas que são virgens, tudo depende de como você encara a virgindade ligada ao hímen.

Para a lavagem do copinho aconselha-se esterilizar em água fervente ao final de todo o ciclo.

Reprodução/JoutJout

Custo x Benefícios 

Absorvente de pano 

Valor: entre 15 à 30 reais.
Duração: 3 a 6 anos

Calcinha absorvente:

Valor: 60 à 100 reais
Duração: 2 a 3 anos

Coletor menstrual: 
Valor: 30 à 60 reais
Duração: 5 a 10 anos

Comparação ao convencional: 80 reais - em média anual
Absorvente inteiro convencional: 180 reais - em média anual

O custo x benefício melhor é o do coletor menstrual, você gastará com a sua menstruação apenas 60 reais em média em 5 anos de ciclos.

Me diz, você já experimentou algum desses absorventes? Sabia o custo benefício de cada um? Deixa a sua opinião aqui nos comentários, é muito importante para nós.

You May Also Like

1 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Olá
    Eu estou planejando comprar um coletor menstrual ainda esse ano, mas eu tenho diu de cobre, então eu vou pesquisar antes se posso combinar os dois, já que morro de medo do diu sair e engravidar.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir