Qual direito nós temos de julgar a roupa do outro?

Estava em um vagão no metrô esses dias, estava vazio o que é normal no horário que eu pego por volta das 14:30 da tarde. Entrou uma menina com um sobretudo preto, uma saia preta de botão na frente, uma blusa roxa, uma meia arrastão e por fim um coturno preto também.

we heart it

Não demorou muito a atenção do metrô era ela, pessoas desviavam para olhar cada parte da roupa daquela garota. Eu também olhei, se não como saberia com detalhes qual roupa ela trajava?! Porém, olhei, reparei e voltei para o meu celular. Eis que eu olho para o vagão e muitas pessoas encaravam a menina com olhar de reprovação e outros nem tinham notado a presença da garota ali, era apenas mais uma naquele vagão. 

Minha estação chegou, desembarquei e curiosamente ela desceu na mesma estação, do mesmo lado da estação e subiu a mesma rua que eu subi. Ela estava um pouquinho à frente de mim, subindo a rua. Duas pessoas saíram de um prédio na calçada que nós estávamos subindo, eles aparentavam ter a nossa idade. Eis que eles se depararam com a menina, olharam (assim como todos que passavam por ela), mas começaram a falar mal da roupa da garota. 

Eis que parei para pensar, todo mundo tem direito de olhar para qualquer lugar, tem direito de não gostar de uma roupa que o outro vez, ou não gostar do estilo musical do outro. É aquele negocio, gosto é que nem cú, cada um tem o seu. 

Mas o que nos dá o direito de falar mal da roupa de alguém, dar risada em voz alta, mesmo que a pessoa não escute (eu acredito que ela tenha ouvido). Quem disse que somos alguém para julgar o outro o tirar sarro do outro. Ninguém pode fazer isso. 

Se você não gostou ótimo, eu não adorei a roupa da menina, achei diferente, mas guardei a opinião para mim. Apenas para mim. Falta um pouco de empatia de se colocar no lugar do outro. E se fosse eu que estivesse com uma roupa que eu gostasse alguém tirasse sarro de mim, eu iria gostar? 

Esse texto vai parar por aqui e minha dúvida ainda vai ficar. Por que nós achamos que temos o direito de julgar o outro pelo o que ele veste? Eu ainda não encontrei a resposta, nem a minha própria resposta. 

2 comentários:

  1. Ótima questão para se pensar. Acho que muita gente não compreende porque outros julgam qualquer coisa sem nem se importar, eles só querem falar. Como tu disse, falta empatia. Essa é uma qualidade que raras pessoas possuem nos dias de hoje.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, falta empatia e eu fico triste que isso ainda aconteça em pleno séc xxi, mas tenho fé que isso irá melhorar. ♥

      Excluir

Tecnologia do Blogger.