Superando um bloqueio criativo

Tenho certeza que toda pessoa que trabalha com escrita ou escreve por algum motivo, já passou por um bloqueio criativo. Antes de alguém perguntar o que é um bloqueio criativo, nada mais é do que não conseguir se expressar de alguma forma, como eu escrevo, não tenho ideias sobre temas do que escrever, quem pinta quadros não tem ideias do que pintar e assim por diante.

É complicado passar por isso, principalmente quando você é apaixonada por escrever, você pode ter ideias no papel, mas olha para aquele tópico e nada saí, a sua página fica em branco e isso é frustrante. Quando nos frustramos tudo piora e o bloqueio aumenta.

Demorei uns dias para entender que estava passando por aquilo e ficava me culpando por isso estar ocorrendo, me forcei a ler mais livros, a buscar mais referencias e ler mais. Isso até que não é ruim, mas eu estava ficando estressada e me consumia.  Parei para pensar que me forçar não ia me levar à lugar algum, que eu precisava respeitar minha mente e fiz coisas que me ajudaram muito e claro vou passar essas dicas para vocês.



Reconheça que está com um bloqueio criativo
Não saber como começar um texto não é necessariamente um bloqueio criativo, um bloqueio vai, além disso. Um bloqueio não tem data pré-determinada de quando ele virá ou quando vai embora, ele pode durar um tempo. Você não teve um bloqueio criativo só porque em um dia X não conseguiu escrever um texto amoroso, tem dias que não estamos inspirados para dar o nosso melhor naquilo. Um bloqueio te consome por dias, você vê aquele tema que pretende escrever e nada daquilo faz sentido para você. Saiba reconhecer.


Assuma que está com bloqueio criativo
Eu com bloqueio criativo? Não pode ser, escrevo desde criança! / Sim, você mesmo! Demorei para entender que minha mente não acompanhava as anotações de textos que eu tinha para escrever. Eu ignorava isso completamente, sempre achava que aquele dia não era o meu melhor dia, eu podia estar com o humor bom à flor da pele que nada saía da mesma forma. Todo dia era a mesma coisa, sem criatividade  nenhuma, foi ai então, depois de semanas, eu assumi para mim mesma que estava com bloqueio criativo e que isso acontece  e que pode acontecer novamente.


Não se cobre
Não meta a cara nos livros, revistas e outras coisas que sempre te traziam inspiração, se cobre menos. Se você está passando por um bloqueio, você vai ficar ainda mais angustiada de olhar para aquilo que te motivava e ver que nada daquilo está surtindo o efeito desejado. De o tempo ao tempo, entenda que sua mente precisa do tempo dela, não a force.


Relaxe
Vá assistir uma série, um filme favorito, ver vídeos no youtube, dormir ou qualquer coisa que te faça descansar e esquecer o que tu está passando.  De um tempo para você, relaxar também nos faz ter ideias brilhantes, eu toda vez antes de dormir tenho ideias incríveis, descanse!


Quando você menos espera, o bloqueio acaba
Tudo na vida é passageiro, até mesmo o bloqueio criativo. Fiquei sem ter ideias para o blog e assuntos para vídeos durante um mês inteiro, não me cobrei e aceitei que estava passando por aquilo. Permiti me afastar um pouco do blog, mesmo com os meus leitores pedindo por mais conteúdo, mas eu precisava ficar sem cobranças e foi assim que eu me livrei disso, quando eu menos esperava estava com todos os textos escritos e com ideias brotando em minha mente.

Eu sei que não parece fácil quando está passando por isso e parece uma eternidade, fica com pedidos pendentes, principalmente quem depende daquilo para viver, mas se desesperar é a última coisa que vai te ajudar nesse momento.

Tive dias difíceis por conta do meu bloqueio, mas passei por cima e tenho certeza que você também pode passar. É natural e acontece.

Eu espero que vocês tenham gostado do post e possam aproveitar ao máximo as dicas que eu dei. Um super beijo ♥




2 comentários:

  1. Isso acontece mesmo e é desesperador, parece que somos as únicas a ter um bloqueio, é realmente horrível! Amei o post e mais ainda o blog❤. Parabéns! Beijoos.

    garotainsubstituivel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico louca quando isso acontece!
      Fico feliz que tenha gostado ♥

      Excluir

Tecnologia do Blogger.