A importância da agenda/caderno para um blog

Vou começar confessando que eu sou a pessoa mais desorganizada do mundo e que ter uma vida regradinha para mim é um grande desafio. 
Quando comecei no blog eu não ligava muito para a organização dele, de que dias entrariam os post, quando eu iria sair para fotografar ou as minhas idéias anotadas no papel. Mas a demanda começou a crescer e eu vi que estava me prejudicando não tendo controle total do blog, percebi também que eu já não tinha mais idéias, ou até tinha mas elas não apareciam na hora que eu mais precisava, resolvi que precisava de uma agenda.

Poderá gostar de: 
Como montar o próprio layout 



Foi ai que eu decidi que precisava mudar isso, que eu precisava ter um cronograma de tudo. Eu comprei uma agenda em 2014 e falei que usaria ela o ano todo, o ano passou e ela só tinha duas folhas preenchidas. Então esse ano eu ganhei um caderno, sem vida (eu digo sem vida porque ele não tem cor nenhuma haha) e fui tentando usar, sim tentando.

Quando eu me dei conta eu não conseguia mais sem ficar o meu caderno, nele anoto tudo, quando eu estou na rua e surge uma ideia eu corro para ele e escrevo para que na hora que eu gravar já está anotado ali o tema. Outra coisa que eu percebi que tem me ajudado muito é escrever todos os dias na agenda, isso mesmo, toooodos os dias o números de inscritos do seu canal e a visita do seu blog. O porque disso? Simples, no final do mês eu consigo fazer a média do quantos inscritos/visitantes eu tenho por dia, principalmente para quem tem youtube, eu consegui acompanhar o crescimento dele dia a dia. E quando chegar no final do ano eu sei o quanto de inscritos eu consegui nos 365 dias.

Tem dias que eu estou só na correria e acabo esquecendo de anotar, cheguei esquecer até três dias sem anotar o crescimento do canal, no final do mês eu senti a diferença que dá esquecer, porque eu não tinha aquelas métricas para comparar com o outro mês que foi completo, ai eu tenho que fazer a conta sem a certeza de que foi aquilo mesmo.

Eu sei que se você não é uma pessoa organizada como eu, no começo ficará um por perdida e esquecerá vários dias sem anotar, mas depois começa a virar um hábito, do qual só nos faz crescer e você começara a perceber o quanto aquilo está fazendo a diferença.

we heart it 

Vou listar para vocês os tópicos principais do que você "tem" que anotar na sua agenda

  Anotar as idéias na agenda
Quando eu sentava para gravar um vídeo ou fazer um post antes de ter a agenda, eu ficava perdida, eu não sabia o que eu iria gravar e nem o que postar, porque as idéias que eu tive alguns dias atrás não voltavam para a minha mente e eu entrava em desespero já que tinha que ter alguma coisa no ar. Quando eu ganhei essa agenda, todas as idéias que eu tive comecei a anotar, na hora que eu sentava na frente do computador para escrever eu já sabia o assunto que eu postaria. Isso facilitava demais, além de economizar o tempo que eu tinha que ficar procurando o que postar.

✎ Anotar os inscritos do canal e visualizações do blog
Como eu disse acima eu anoto todos os dias os meus inscritos do youtube. Assim eu sei o quanto de inscritos eu ganho por dia, por mês e por ano. E como um mês sempre ganho a mais do que o outro, eu consigo ver a minha evolução e o quanto o meu canal vem crescendo. Isso motiva sabe? Quando eu olho para os inscritos anotados na minha agenda só me dá mais vontade de gravar, porque eu sei que está dando certo. Por isso eu digo, anotem, vocês vão ver como isso mudará a sua vida de blogueira.

 Dias de postagem anotados 
Eu ainda não tenho um cronograma totalmente correto das postagens. Eu faço assim (vou usar o yt de exemplo). Toda semana tem vídeo novo, faça chuva ou faça sol, então quando eu estou em semana de provas na faculdade ou atolada de trabalhos eu posto apenas 1 vídeo na semana e na quarta-feira, por ser o meio da semana. Quando eu estou livre eu posto 2 vídeos por semana, ou eu posto na segunda e quinta, ou na terça e sexta. É raro passar de duas semanas postando apenas 1 vídeo, eu geralmente posto dois. E por mais que uma semana entre na segunda e na outra semana entre na terça, os meus inscritos sabem que irá ter vídeos novos no canal, o que me faz ganhar mais inscritos. Por isso defina os dias de postagem e anote no seu caderno.

✎ Pedidos de leitor 
O que move o seu blog é o leitor, se você não tiver leitores, você não tem nada. E não importa se você tem muito ou poucos, você tem que dar atenção para o que você tem. Não adianta um leitor dar idéias de vídeos que gostaria de ver no seu canal e você ignorar porque não são milhares de pessoas pedindo. Entenda que você tem que cultivar aqueles seus primeiros leitores para que novos possam vir. E como cultiva-los? Atendendo pedidos deles. Um exemplo claro disso é, no começo do canal eu tinha apenas 100 inscritos, uma leitora veio e me pediu para que fizesse um vídeo mostrando maquiagens da avon, já que era uma das maquiagens mais acessíveis a ela e que ela não tinha tanto dinheiro para investir nas marcas maiores. Eu fui lá e gravei, hoje o vídeo da avon é o vídeo com mais acesso do meu canal, ele já está na marca de 10 mil visualizações. Por isso eu digo, anote as ideias dos seus leitores.

✎ Anote metas a serem atingidas e metas sucedidas 
Todo vez que eu quero bater uma meta nova eu sempre anoto. Mês passado eu anotei que queria chegar aos 700 inscritos no canal no mês de agosto e isso está sendo concretizado, então se isso acontecer eu posso colocar isso na página de metas realizadas. Porque fazer isso? Simples, quando não temos metas nós não se preocupamos 100% com o resultados que vamos atingir e quando anotamos fazemos de tudo para a nossa meta ser bem sucedida, é quase uma inspiração! E depois que atingir a meta escreva-a também, porque quando chegar no final do ano, você irá ter a base de quantas metas cumpriu e quantas não cumpriu para fazer novas metas ou se dedicar naquelas que você não atingiu o objetivo.


Acho que vocês já até cansaram de mim, não é mesmo? Vou parar por aqui. Eu espero que você tenham aproveitado esse post, todas as dicas funcionaram para mim e eu vejo muito resultado com elas. Então eu espero que vocês tenham gostado e deixem a opiniões de vocês nos comentários, que eu vou amar ler. Um super beijo e até o próximo post. ♥

ME ENCONTRE NA WEB
 face  insta  youtube  twitter  

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, sem dúvidas anotar é a melhor saída para tudo hashas.. Beijos
    Blog: www.aureamakeup.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, afinal sempre que esquecermos vai estar lá para lembrar-nos.
      Beijos!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.