Como criar hábitos de leitura!

08:22

Eu nunca fui uma adolescente que gostava de ler, a professora mandava ler um livro e eu já odiava, ouvia uma amiga falando de livros e eu me entediava. Isso foi até a oitava serie, porém, nessa época lançou o filme Crepúsculo, quando eu vi o filme enlouqueci pela história e como demoraria para chegar as telonas eu comprei os livros para saber o final. Resultado? Foi ai que eu comecei a ler.

Não fique ai pensando que a partir dai que eu lia livros um atrás do outro, não foi assim, demorou tempo para eu me acostumar. Tanto que para ler os 4 livros eu demorei cerca de um ano e seis meses. Sim, eu demorei muito para ler. E isso foi porque eu não tinha o hábito e nem o costume pela leitura, hoje, eu consegui terminar livros de 500 páginas em 5 dias, até menos se eu pudesse ( aaah trabalhos de faculdade <3 ). Mas tudo isso foi graças a algumas dicas, que eu mesmo criei, para que eu pudesse me adaptar com a leitura. 

Então, eu juntei 5 dias que me ajudaram muito a ter um hábito de leitura e a passar amar livros ( coisas que eu não fazia até 3 anos atrás ). Vem comigo que eu te ajudo nessa longa caminhada, mas garanto que o final vai ser muito bom.





Achar um gênero que goste:

Quando as professoras do colégio me mandavam ler livros eu odiava pelo simples fato de aquele gênero não se encaixar no tipo de histórias que eu gostava. Quando me deparei com um romance, que foi o do crepúsculo, ali eu tive a certeza que eu amava romance e que esse tipo de livro eu conseguia ler rápidos e os outros não. Não sabe qual gênero gosta? Se baseie nos filmes que gosta, assim é mais fácil de identifica-los. 


Comece com um livro pequeno:

Simplesmente não adianta você resolver que vai começar a ler e pegar um livro que tenha 600 páginas da primeira vez. Leitura é algo que tem que ser construído, começa pegando um livro pequeno e vê em quantos dias, meses você conseguiu ler. Se foi rápido, no próximo pega um livro maior, se demorou continue devagar. Pedra por pedras que construímos um castelo ;)


Ache horários estratégicos:

Quando começar a ler, veja quais horários você está livre e sem fazer nada. Tire aquele tempo que você fica xeretando a vida dos outros no facebook para acrescentar histórias fascinantes na sua vida. Se preferir separe um horário somente para leitura.

Leve o livro consigo:

Se tem algo que eu mais faço é levar o livro comigo para qualquer lugar. Sempre vai sobrar aquele tempinho para ler. Na fila do banco, no ônibus indo para a faculdade ou trabalho, na aula vaga da escola, quando você estiver esperando alguém que se atrasou. Faça desses tempos o seu maior aliado, que isso vai ajudar a você ler muito mais e principalmente se você não tiver tempo. 

Xô preguiça:

É clichê mais é a mais pura verdade. Não olhe para o livro e o número de paginas calculando o quando tempo irá perder ou não lendo livros. Chega de ficar com preguiça de levantar da cama para ir buscar um livro ( por isso sempre tenha por perto ), não tenha preguiça de separar um horário do seu dia para ler e nem falar que está cansada demais. Quando mais obstáculos você colocar, mais difícil ficará de ter esse habito.

-

Essas foram as dicas que eu fizeram toda a diferença para mim. Eu espero que vocês aproveitem delas e bora pegar um livro para ler. Eu espero que vocês tenham gostado. Deixe a sua opinião aqui nos comentários, que eu vou adorar ler. Um super beijo ♥


ME ENCONTRE NA WEB
 face  insta  youtube  twitter  

Você pode amar também

Comente com o Facebook:

4 comentários

  1. Nossa acho que suas dicas são super válidas, eu leio muito desde muito nova, aprendi a ler e escrever com menos de 5 anos. E desde então não paro mais,e é ótimo saber que tem gente assim que se importa com a leitura e da dicar de como tornar isso um hábito, que vontade de ver mais posts assim por ai.
    Parabéns por essa iniciativa.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha o menos habito de ler, mas hoje eu enlouqueço se não tiver nenhum livro para mim ler. E sim, acho importante que as pessoas leiam, acho que muda os pensamentos.
      Obrigada de coração.

      Excluir
  2. Ahh eu amo ler, mas têm períodos que eu fico cheia de preguiça e acabo deixando pra lá. Boas dicas para quem ta iniciando.

    Beijos
    Camila Leite
    https://docevidainfinita.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes eu fico sem tempo de ler por conta dos trabalhos da faculdade. Mas, tem dias que também tenho uma preguiça haha.
      Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir