Mandando bem no Enem!

Reta final de preparação para o enem e eu sei, é nessa hora que o coração começa a bater mais forte. Nos surgem milhares de dúvidas sobre o assunto, " será que vai ser difícil " , " qual será o tema da minha redação" , " acho que não estudei o suficiente ". Quero dizer para você esquecer tudo isso e somente relaxar.

we heart it

50 % de alunos que ficam com medo e/ou nervosos se decepcionam com o resultado final. Isso ocorre porque o nervosismo toma uma proporção tão grande que o aluno não consegue nem ler a prova ou não consegue resolver problemas que resolveria em menos de 1 minuto.

Por isso pergunto a vocês, realmente vale a pena ficar nervoso? Calma, eu sei que é mais fácil falar do que fazer. Mas vou dar dicas para vocês de como se livrar desse mal que nos atinge. E posso afirmar que funciona pois prestei ano passado e usei essas dicas.

  • Não estude um dia antes da prova: Isso mesmo, não estude, dedique-se a descansar e fazer algo que você fique descontraído, pois você já estudou o suficiente ou pelo menos deveria ter estudado, fazer essas loucuras não vão adiantar mais nada.
  • De uma volta com os amigos um dia antes da prova: Pera ai, não estou dizendo para você ir para a balada e sim dar uma volta, saia chupar um sorvete, comer um doce, isso fará você ficar relaxado e vai te ajudar muito a desencanar dos medos das provas.
  • Se alimente bem: Parece bobeira mas é a pura verdade, não abuse de comidas pesadas, você não quer correr o risco de ter uma indigestão um dia antes ou no dia né? E muito menos dores de barrigas, então vamos evitar. 
  • Assistir tv ( jornais ): Os jornais são uma ótima fonte de conhecimento e ainda te atualiza de tudo o que acontece no mundo. No enem sempre cai assuntos polêmicos sobre o que aconteceu no ano, então senta no sofá e relaxa assistindo o jornal.
  • Acredite em você: Coloque na sua cabeça que você está lá porque você sabe fazer, que se preparou para aquilo e que seu nervosismo não vai te impedir de nada. 
E na hora da prova, como manter a calma?

  • Leia com atenção: Nunca leia rápido achando que o seu tempo irá se esgotar, acredite, 5 horas são o suficiente para fazer toda a prova e sem pressa. Se você não entendeu o que estava escrito, não exite em voltar e ler de novo, quantas vezes for necessário.
  • Não sabe fazer?: Pula para a próxima e marque de alguma forma aquela para você voltar e fazer novamente. Quando tentamos muitas vezes e não conseguimos ficamos frutados e isso poderá nos deixar nervosos, então nem pense, deixe para depois e resolva com calma.
  • Comece pela redação: Isso não é uma regra, mas se você tem dificuldades para escrever uma redação, comece por ela, assim sua cabeça estará menos cansada e bem mais tranquila do que quando você faz uma prova inteira e parte para ela.  
Eu sei que é comprido o texto, são dicas super clichés, mas muitas pessoas se esquecem de detalhes óbvios, não custa lembrar. Bom amores, é isso, até o próximo post.

Não esquecem de deixar nos comentários se você já fez enem, se sim como foi e se você ainda não fez, me conte como anda as coisas por ai.

ME ENCONTRE NA WEB


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.