# Não sei qual escolho: Faculdade publica x privada.

Agora toda quinta-feira vou postar sobre faculdade, não necessariamente sobre o meu curso, mas sim da faculdade em geral. Espero que isso ajude muito a vocês.

we heart it


Quando começou a época de enem e vestibulares, esse foi uma dúvida cruel para mim. Mas é claro que eu sempre sonhei com uma USP ( Universidade de São Paulo ). Quem é que nunca sonhou estudar em escolas renomeadas e sem pagar nada?

Surgiu também uma dúvida sobre faculdades nomeadas particulares, porém a mensalidade era absurda, eu pelo menos não tinha condições de me manter em uma faculdade e ainda ter que mudar de cidade.

Tocando no assunto de cidade.. Se você não mora em uma cidade que tem universidade, ou que não tem aquela universidade que almeja, reveja isso, você realmente quer mudar a sua vida? Tem condições para isso? Vou ser mais claro com o meu exemplo.

Como eu citei, sempre sonhei com a USP, então coloquei no papel, se eu passar vou ter que me mudar para SP ( isso não era ruim ), mas se eu mudar eu vou ter despesa com uma casa porque tenho que morar em algum lugar, vou ter despesas com transportes se eu morar longe da faculdade, vou ter despesas com materiais que a faculdade exige, fora necessidades básicas que vou precisar. Então eu vi que ficaria um custo muito alto, por mais que eu não pagasse a faculdade e por o meu curso lá ser o dia todo, como iria trabalhar para me manter? 

Então eu pensei, vou para uma faculdade privada. Mas na minha cidade não tem faculdade, sendo assim escolhi uma instituição em que minha mãe já conhecia, porque estuda lá. Porém cogitei outras possibilidades. E mais gastos foram surgindo, pagar a mensalidade da faculdade e o ônibus que me levaria até lá.

Quando tudo isso foi colocado na ponta do lápis percebi que a privada sairia mais barato para mim do que uma instituição publica, fora que não precisaria mudar de cidade para estudar, isso já facilitava. Eu apenas pego um ônibus e 90% do dinheiro é reembolsado pela prefeitura de minha cidade.

O que eu estou querendo dizer com isso é que você deve pesquisar o que é melhor para você, não é porque a instituição é privada que ela é ruim, pelo contrario, são muitos boas e em alguns casos até melhores. Lembre-se quem faz o seu aprendizado é você mesmo. 

Recapitulando, você tem que ver a melhor opção para você. O google ta ai para isso, pesquise, se informe sobres as universidade, vale também consultar o site do mec e ver o quanto aquela faculdade que pretende estudar tem de estrela sobre o seu curso. O governo te da varias possibilidades de estudar de graça em universidade privada e até parcelamentos se você precisar. Então anote tudo e veja o que você deseja.

É basicamente isso, fazendo tudo o que eu disse para vocês facilitou muito a minha vida, garanto que vai ajudar a sua também. Mas e ai, já entrou na faculdade? Pretende entrar? Se sim, em qual? Deixe aqui nos cometários suas dúvidas e experiencias, eu vou adorar responder.  

ME ENCONTRE NA WEB







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.